Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

GNR tem novo comandante-geral

17 nov, 2022 - 08:40 • Lusa

Santos Correia substituiu o tenente-general Rui Clero, que está de saída do comando-geral da GNR por atingir o limite de tempo no posto oficial general.

A+ / A-

O tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia foi nomeado pelo Governo para o cargo de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, revelou o Ministério da Administração Interna (MAI).

Santos Correia substituiu o tenente-general Rui Clero, que estava no cargo desde julho de 2020 e está de saída do comando-geral da GNR por atingir o limite de tempo no posto oficial general.

Segundo o MAI, a nomeação de Santos Correia para comandante-geral da GNR foi feita pelo Primeiro-ministro, ministra da Defesa Nacional e ministro da Administração Interna.

Santos Correia, que desde outubro desempenha a função de segundo comandante-geral da GNR, tem 61 anos e 43 anos de serviço, tendo sido promovido ao posto de tenente-general a 12 de novembro de 2019.

O recém-nomeado comandante-geral da GNR está habilitado com os cursos de infantaria da Academia Militar, de promoção a oficial superior, de Estado-Maior e de promoção a oficial general, além de possuir diversas qualificações, nomeadamente cursos de paraquedismo militar, precursor aeroterrestre, saltos operacionais a grande altura, instrutor de queda-livre operacional, conselheiro militar e de Polícia da Organização das Nações Unidas.

Ao longo da carreira prestou serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, das Forças Armadas, da ONU e da NATO.

Em junho de 2014 ingressou na GNR, onde até 2015 desempenhou as funções de adjunto do comandante operacional, passando por comandante da Unidade de Intervenção da GNR, inspetor da Guarda e comandante do comando operacional, entre julho de 2020 e outubro deste ano.

A cerimónia de tomada de posse do novo comandante-geral da GNR está marcada para o próximo dia 22.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+