Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo

Proteção Civil alerta para novas inundações e pede comportamentos preventivos

11 dez, 2022 - 12:33 • Redação com Lusa

Situação meteorológica vai agravar-se a partir da próxima madrugada. Há cinco distritos a Laranja.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai aumentar, a partir da meia-noite, de amarelo para laranja o estado de alerta do dispositivo de socorro a Norte: Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.

“É expectável que entre os dias 11 e 14 a região Norte tenha um acumular de precipitação de até 220 mm”, revelou o comandante André Fernandes. Por isso, há possibilidade de inundações e cheias, particularmente na bacia hidrográfica do Minho.

Também nas zonas tradicionalmente sensíveis, como a Zona Metropolitana de Lisboa e o Algarve, há “possibilidade de ocorrência de inundações em meio urbano e também de cheias rápidas”.

No briefing à comunicação social avançou que face agravamento das condições atmosféricas, durante a próxima madrugada, na tarde de segunda-feira o distrito de Setúbal deverá estar em alerta laranja, em termos do dispositivo de socorro.

Adoção de medidas preventivas e de comportamentos adequados

Durante a conferência de imprensa na sede da proteção civil, em Carnaxide, André Fernandes apelou à adoção de medidas preventivas e de comportamentos adequados, em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, recomendando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Entre outras medidas, apelou a que se tenha especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas, evitando a circulação e permanência nesses locais.

Apelou também a uma condução rodoviária defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. "Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas", foi outra das medidas aconselhadas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira mar, foi outra das recomendações efetuadas pelo comandante nacional da ANEPC.

IPMA coloca a laranja nove distritos

Nove distritos de Portugal Continental vão estar já a partir da próxima madrugada sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga vão estar sob aviso laranja entre as 6h00 e as 12h00 de segunda-feira devido à "precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada".

Depois, os avisos descem para amarelo nestes mesmos distritos, na maioria dos quais até às 18h00 de terça-feira.

Nos distritos de Évora, Setúbal e Beja o alerta laranja para a precipitação tem início mais tarde, vigorando entre as 15h00 de segunda-feira e as 00h00 de terça-feira.

Porto das Flores encerrado até nova inspeção

O porto das Lajes das Flores vai permanecer encerrado devido às condições meteorológicas nos Açores e até que seja realizada “uma breve inspeção”, já que o local foi afetado pelo mau tempo, disse à Lusa a autoridade marítima.

O capitão do Porto de Santa Cruz das Flores, João Manuel Mendes Cabeças, explicou que a infraestrutura portuária está encerrada desde sábado à navegação, “devido ao mau tempo”, mas a forte agitação marítima “fez com que fossem arremessadas”, para o interior da baía do porto, “pedras que constituíam o antigo quebra-mar”.

“Por questões de segurança, mergulhadores vão realizar uma breve inspeção junto à nova ponte-cais para ver se não há nenhum obstáculo à navegação”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+