13 dez, 2022 - 09:02 • Olímpia Mairos , Joana Azevedo Viana
A Proteção Civil colocou esta terça-feira de manhã a cidade de Lisboa em alerta vermelho face ao mau tempo que se faz sentir na capital.
Pelas 9h30 sentia-se alguma acalmia na chuva forte que provocou dezenas de inundações ao longo da madrugada, mas as autoridades alertaram que a chuva vai voltar a cair em força na zona da Grande Lisboa a partir do final da manhã.
"Atenção: isto não acabou", alertou o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Miguel Miranda, em declarações na SIC Notícias.
“Vamos ter algumas horas de paz relativa, mas dentro de poucas horas vamos voltar a ser atingidos pelo sistema meteorológico ativo, e pode gerar mais uma vez precipitação e até convexão.”
Já há escolas encerradas e vários acessos e vias da capital continuam cortados.
A Proteção Civil continua a pedir a todos os que possam que evitem sair de casa, até mesmo deslocações para o trabalho.
Apesar disto, o Ministério da Educação diz que cada escola tem autonomia para decidir se se mantém em funcionamento ou se encerra.
“Hoje é o dia de ficar em casa, trabalhar a partir de casa, um bocadinho como fizemos durante a pandemia. É a única forma que temos de ajudar aqueles que estão na rua a trabalhar para nós”, reforçou o presidente do IPMA na televisão.
A CML também já pediu a todos que evitem deslocar-se para a capital face ao mau tempo e ao previsto agravamento das condições meteorológicas.
Algumas vias e acessos já reabriram, mas vários ou(...)