13 dez, 2022 - 06:47 • Redação
Na sequência do mau tempo e depois de uma noite em que a Proteção Civil registou mais de mil ocorrências por causa da chuva e vento fortes, mais de 30% delas em Lisboa, a circulação em várias estradas da capital está cortada esta terça-feira de manhã.
Em conferência de imprensa, o comandante nacional da ANPEC pediu a todos os que vivem na Grande Lisboa que evitem ao máximo sair de casa, limitando as saídas ao "estritamente necessário", e se possível evitem mesmo deslocações para o trabalho.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pede à população na capital que não saia de casa a menos que seja "estritamente necessário" e indica que há sete estradas com a circulação interrompida, nomeadamente:
Estradas cortadas em Lisboa às 8h36
A Proteção Civil deixa ainda outros avisos devido ao mau tempo:
Entretanto, as linhas ferroviárias do Norte, Sintra e Cascais também estão com a circulação restringida, com o mau tempo a forçar o encerramento de várias vias, adiantou a Infraestruturas de Portugal.
Em comunicado, a IP adianta que a circulação na Linha ferroviária do Norte está suspensa nas quatro vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca e na Linha de Sintra nas vias A e D entre Campolide e Alcântara-Terra, devido a inundação.
Está também suspensa a circulação entre a Bifurcação de Chelas e Lisboa Santa Apolónia e na Linha de Cascais nas vias A e D entre Cais do Sodré e Oeiras.
Pelas 10h20 a circulação na Linha de Cascais foi retomada, confirmou à Renascença fonte da CP - Comboios de Portugal.
A ANEPC pede à população que tome "precauções redobradas" face à situação meteorológica, seguindo as indicações das autoridades e restringindo "ao máximo a sua movimentação ao estritamente necessário".
Lisboa está esta terça-feira sob alerta vermelho por causa da chuva e do vento fortes. Durante a madrugada, foram registadas mais de mil ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo inundações, sendo que mais de 30% dessas tiveram lugar na região de Lisboa.
[atualizado às atualizado às 10h44]