Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo vai passar, mas por pouco tempo. IPMA prevê Natal “molhado”

19 dez, 2022 - 15:14 • Rosário Silva , Carla Fino

As previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera indicam que o tempo vai dar uma trégua entre terça e quinta-feira, prevendo-se depois o regresso da chuva.

A+ / A-

O estado do tempo, que vai agravar-se esta segunda-feira, vai melhorar a partir de amanhã e nos próximos dias, mas no Natal a chuva já estará de volta, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Se ainda não conseguiu fazer as compras da época natalícia, conte com uma trégua das condições meteorológicas já a partir da tarde desta terça-feira. É de aproveitar, pois não será por muito tempo.

“Em princípio teremos novo agravamento do estado do tempo, com precipitação que pode ser eventualmente intensa ou localmente forte, nas regiões Norte e Centro e ainda a confirmar se chegará também ao Sul”, refere, à Renascença, Maria João Frada do IPMA, que desconhece “se vamos ter avisos ou não”, pois “ainda é muito cedo”.

A meteorologista adianta que “os modelos que temos”, no momento, “indicam-nos que o fim-de-semana do Natal vai ser molhado”.

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para um agravamento do estado do tempo, antevendo um "período crítico" de chuva e vento fortes a partir das 21h00 e até às 9h00 de amanhã, com risco de cheias e inundações.

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, anunciou que oito distritos - Braga, Viana do Castelo, Porto, Leiria, Coimbra, Lisboa, Aveiro e Setúbal - estão sob estado de alerta especial laranja por causa das previsões de mau tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+