Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trabalhadores de distribuição e comércio em greve na véspera de Natal

23 dez, 2022 - 13:07 • Lusa

Aumentos salariais e encerramento do comércio aos domingos e feriados são as principais reivindicações.

A+ / A-

Os trabalhadores de distribuição e comércio estão em greve na véspera de Natal para exigir o encerramento aos domingos e feriados e aumento salarial, divulgou nesta sexta-feira o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

"Nesta véspera de Natal, os trabalhadores do comércio vão estar em greve pelo aumento dos salários, condições dignas de trabalho e pela negociação dos Contratos Coletivos de Trabalho sem perda de direitos", refere o CESP, em comunicado, salientando que a precariedade no trabalho e na vida "é a realidade" que assola os trabalhadores deste setor.

O CESP aponta que os baixos salários, os horários incompatíveis com a vida pessoal, a pressão e repressão no local de trabalho não são novidade "para um conjunto muito grande dos que, ainda há pouco tempo, eram trabalhadores essenciais", "mas nunca respeitados e valorizados".

Com a inflação, "incidida sobretudo em bens essenciais e na energia, que tem feito desvalorizar os já baixos salários de quem trabalha no comércio, estes trabalhadores diariamente colocam as etiquetas com o aumento dos preços, mas não veem aumentos nos recibos de vencimento ao final do mês e leem nos jornais os lucros recorde das empresas", sublinha o sindicato.

De acordo com o CESP, estão previstas várias concentrações no país, entre elas em Braga, na Praça da República (Arcada), às 10:00, em Lisboa, frente ao Continente Bom dia no Martim Moniz, às 11:00, e em Coimbra, na Praça 08 de Maio, também pelas 11:00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+