Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

DGS alarga critérios para vacinação preventiva contra o Mpox

27 dez, 2022 - 20:27 • Lusa

Agora consideram-se de risco acrescido, além dos referidos profissionais de saúde, homens que têm sexo com outros homens "com potencial exposição continuada ou intermitente a casos de infeção humana por mpox".

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alargou os critérios para a vacinação preventiva contra o vírus mpox, anteriormente designado “monkeypox”, atualizando a norma sobre a vacinação de julho deste ano.

Segundo a norma atualizada, publicada na página oficial da DGS, são alterados os critérios de elegibilidade para vacinação pré-exposição e a identificação de elegíveis.

Até agora, homens que têm sexo com homens, mulheres e pessoas trans, em profilaxia pré-exposição para o VIH e profissionais de saúde com elevado risco de exposição ao vírus mpox eram alguns dos grupos abrangidos para a vacinação preventiva.

Agora, segundo a nova versão da norma da DGS, consideram-se de risco acrescido, além dos referidos profissionais de saúde, homens que têm sexo com outros homens "com potencial exposição continuada ou intermitente a casos de infeção humana por mpox".

Deixa assim de fazer parte do critério estar "em profilaxia pré-exposição para o VIH".

A redação da norma indica que os critérios de elegibilidade para vacinação pré-exposição abrangem "profissionais de saúde com contacto direto e continuado com pessoas com infeção humana por VMPX (vírus mpox) ou profissionais envolvidos na colheita e processamento de produtos biológicos de casos de infeção humana por VMPX".

E acrescenta a nova redação da norma: "consideram-se com risco acrescido, as pessoas que apresentem, pelo menos, um dos seguintes critérios: Homens que têm sexo com homens (HSH) com potencial exposição continuada ou intermitente a casos de infeção humana por VMPX", e outras pessoas consideradas com maior risco de infeção pelo médico.

A DGS explica que a "exposição continuada ou intermitente" se refere a pessoas que mantêm práticas sexuais com múltiplos parceiros (as).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+