Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comunicações do INEM voltam a funcionar em pleno

02 jan, 2023 - 20:23 • Ricardo Vieira

Instituto Nacional de Emergência Médica reforça apelo à população para que ligue para o 112 apenas em caso de emergência.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ativou esta segunda-feira o plano de contingência após "queda das comunicações", mas a situação já se encontra normalidade desde as 20h50.

"Na sequência dos testes regulares de verificação dos sistemas do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, verificou-se, pelas 18h05, um incidente com o backup de fornecimento de energia que motivou a queda das comunicações", refere o INEM, em comunicado.

Na sequência do problema, "o INEM ativou de imediato o plano de contingência previsto, privilegiando o acionamento de meios de emergência através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis para atendimento de chamadas, garantido desta forma o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica".

O sistema de comunicações do CODU voltou a funcionar em pleno pelas 20h50.

O Instituto Nacional de Emergência Médica reforça o apelo aos cidadãos, para que liguem apenas para o 112 apenas em caso de emergência.

"Todas as situações referentes a aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas."

[notícia atualizada às 22h41]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+