Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Reaberto o bloco de partos de Portimão

02 jan, 2023 - 09:50 • Lusa

Unidade estava encerrada desde a noite da passada terça-feira.

A+ / A-
Parto Foto: Arquivo EPA
Parto Foto: Arquivo EPA
Parto Foto: Arquivo EPA
Parto Foto: Arquivo EPA

O bloco de partos do Hospital de Portimão retomou hoje de manhã o seu funcionamento normal, depois de ter estado encerrado desde as 21:00 da passada terça-feira, informou esta unidade de saúde do distrito de Faro.

Fonte do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) disse à agência Lusa que a reabertura teve lugar "como estava previsto" e de forma "normal", hoje às 09:00.

O bloco de partos do Hospital de Portimão encerrou na passada terça-feira às 21:00 devido à ausência de pediatras, tinha informado na última quarta-feira o CHUA.

De acordo com o centro hospitalar, que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, a carência de médicos pediatras levou a uma reorganização dos serviços articulada entre as unidades hospitalares de Portimão e Faro para o período de fim de ano.

Durante os dias em que esteve encerrado, o atendimento em urgência de pediatria no Hospital de Portimão foi realizado por médicos não especialistas, funcionando como serviço de urgência básico, sendo o internamento assegurado na unidade de Faro.

Os constrangimentos dos serviços "devem-se à grande carência/limitação de recursos humanos, na qual o CHUA tem estado a trabalhar no sentido de os resolver, reforçando os serviços com a contratação de novos profissionais em 2023", conclui a nota do CHUA.

O encerramento do bloco de partos de Portimão não foi caso único, tendo também os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro e Beja encerrado às 08:00 de sexta-feira para reabrirem hoje de manhã, no âmbito do plano da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O encerramento destes blocos de parto consta do plano "Nascer em segurança no SNS" da direção executiva para o funcionamento das maternidades em Portugal continental na quadra festiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+