02 jan, 2023 - 07:20 • Olímpia Mairos , com redação
Vai ser a semana toda de greve, por isso se precisa de usar o comboio vai ter que ter atenção.
A greve dos trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal termina à meia-noite. Mas as perturbações vão manter-se até ao final da semana.
A partir de terça-feira à tarde começa uma nova paralisação agora só dos maquinistas. A empresa admite constrangimentos significativos, até porque os serviços mínimos só estão definidos para quarta e quinta-feira.
Os trabalhadores vão exercer o direito de greve ao trabalho extraordinário e em dia de descanso entre as 00h00 de 3 de janeiro e as 23h59 de 8 de janeiro, sendo que entre as 00h00 de 4 de janeiro e as 23h59 de 5 de janeiro os trabalhadores das categorias representadas pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) encontram-se em greve à prestação de todo e qualquer trabalho.
Na origem desta paralisação, segundo o SMAQ está a “falta de respostas” da CP e da tutela e pela “gritante ausência de uma proposta de atualização salarial que cubra a inflação registada em 2022”.
“E ainda [pela] incapacidade para resolver os problemas que nos afetam, desde as instalações sociais degradadas, passando pela desgastante morosidade na recuperação das cabines de condução da totalidade do material motor, à falta de condições de segurança em alguns locais de resguardo e estacionamento do material circulante, até à solução das situações mais penosas nas escalas, que carecem de respostas imediatas”, acrescenta a nota.
Em comunicado, a CP já explicou que prevê perturbações à circulação com “especial impacto” entre o final de 3 de janeiro e o início de 6 de janeiro.
Para os dias 4 e 5 de janeiro foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no 'site' da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa.
Segundo a nota da CP, a empresa permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, ou “a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.
“O reembolso pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário 'online', com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de nome, morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve”, acrescenta.
Já quanto à greve que termina esta noite, segundo a CP, os dias em que esta paralisação ao trabalho suplementar registou maior impacto foi nos dois feriados abrangidos, nomeadamente o dia de Natal e o dia de Ano Novo.