06 jan, 2023 - 13:53 • Carla Caixinha
A Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento da agitação marítima em Portugal Continental a partir de sábado.
As previsões apontam para um agravamento entre as 18h00 de amanhã, 7 de janeiro, e as 18h00 da segunda-feira, 9 de janeiro.
“A agitação será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros”, pode ler-se no comunicado enviado à redação.
A comunidade piscatória e náutica de recreio e aconselhada a o regressar ao porto de abrigo mais próximo e a adotar de medidas de precaução.
É também recomendado “o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.
À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma esca(...)