Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passagem de navios russos acompanhada pela Marinha

21 jan, 2023 - 12:36 • Pedro Valente Lima

Entre 12 e 20 de janeiro, duas embarcações russas cruzaram a costa continental e os Açores sob vigilância.

A+ / A-

A Marinha esteve a acompanhar a passagem de navios russos ao longo da costa portuguesa na última semana.

De acordo com o comunicado enviado à redação, a Marinha Portuguesa, "em colaboração com países aliados e da NATO", vigiou a passagem de uma fragata de origem russa por território nacional, "desde 12 de janeiro até esta semana".

Através do navio NRP Bartolomeu Dias, "ao longo de seis dias", a Marinha esteve atenta à deslocação da fragata Admiral Gorshkov no oceano Atlântico, desde o continente "até cerca de 1.300 quilómetros, a oeste da ilha das Flores".

Entre 19 e 20 de janeiro, o NRP Sines acompanhou o navio russo Kama, na zona dos Açores.

Já no início deste mês a Marinha Portuguesa havia executado igual tarefa, ao vigiar um navio científico da Federação Russa, o Akademik Aleksandr Karpinskiy, proveniente do mar do Norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    21 jan, 2023 Eu 16:31
    Vá lá, que pelo menos desta vez, não puseram uma das corvetas do Salazar - navios com quase 50 anos e feitos para a guerra colonial ... - a seguir o russo. Ao menos usaram um dos melhores navios da Marinha, e obviamente, um navio perigoso como o Admiral Gorshkov, quando em posição de ameaçar EUA ou UE, tem um ou dois submarinos nucleares de ataque a segui-lo discretamente. Se houver problema... provavelmente levava com misseis e torpedos que ia ao fundo sem disparar um hipersónico.

Destaques V+