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Greve na CP suprimiu 111 comboios até às 16h00

08 fev, 2023 - 20:03 • Lusa

No primeiro dia de greve, mais de metade dos comboios de longo curso não fez o percurso programado. Dos 807 comboios programados foram realizados 696.

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A greve dos trabalhadores da CP, que começou esta quarta-feira e se prolonga até ao dia 21 de fevereiro, suprimiu, até às 16h00, 111 comboios, de acordo com fonte oficial da operadora ferroviária.

Assim, de 807 comboios programados foram realizados 696, segundo a mesma fonte. No caso dos comboios de longo curso foram programados 47 e realizados 24, enquanto no serviço regional estavam programados 212 e realizaram-se 164. Nos urbanos de Lisboa realizaram-se 384, todos os programados, e no Porto de 164 programados foram realizados 124.

Numa nota publicada no seu "site", a CP alertou para perturbações na circulação a partir de hoje e até ao dia 21 de fevereiro.

"Por motivo de greves, convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00:00 do dia 08 de fevereiro de 2023 e as 24:00 do dia 21 de fevereiro de 2023".

A operadora recordou que "não foram decretados serviços mínimos para este período de greves".

A CP garantiu ainda que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

Este reembolso "pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário "online", com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve", sendo que a "revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área "Os seus bilhetes" (para bilhetes adquiridos na bilheteira "online" e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente".

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