Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve na CP suprimiu 509 comboios até às 14h00

27 fev, 2023 - 14:53 • Lusa

Trabalhadores dão início a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 2 de março.

A+ / A-

A greve dos trabalhadores da CP levou à supressão, até às 14h00, de 509 comboios de um total de 687 programados, de acordo com dados divulgados pela transportadora.

A operadora suprimiu 74,1% dos serviços previstos, tendo efetuado apenas 178 comboios, ou seja, cumprindo os serviços mínimos.

No serviço de longo curso, a CP suprimiu 29 comboios de 39 programados, sendo que no serviço regional não se realizaram 135 comboios de 183 programados.

Nos urbanos de Lisboa foram suprimidas 242 composições de 326 previstas e no Porto não se realizaram 103 comboios de 139 programados.

Os trabalhadores da CP dão hoje início a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 2 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00h00 de hoje e as 23h59 de 2 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.

A greve foi convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para hoje e quarta-feira e pelo SNTSF para terça-feira e quinta-feira.

Os clientes que já tenham comprado bilhetes para o Alfa Pendular, Intercidades, bem como para os serviços Internacional, InterRegional e Regional, podem pedir o reembolso "no valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

Em causa está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP, afirmam os sindicatos em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LG
    27 fev, 2023 Porto 15:44
    Que orgulho! e os utilizadores com passes mensais que paguem do bolso a greve da CP. Vergonhoso isto, pagamos um passe mensal, para ter alguns dias de utilização, com perturbações, faltas ao trabalho ou descontos por não cumprir os horários. Quantas pessoas estão com os empregos em risco por estas alterações? A CP com o dinheiro dos utilizadores dos passes mensais no bolso, os trabalhadores da CP com os empregos e ordenados (mesmo que não sejam os que querem) seguros e o resto do povo é que paga. Até o Tribunal Constitucional reconhece que os únicos afetados são os utilizadores. Vergonhoso este comportamento e ninguém faz nada, naturalmente porque a CP está a ficar com o dinheiro dos utilizadores e dos funcionários. Vamos bater a porta destes sindicatos, para pagarem as nossas contas quando ficarmos sem emprego à custa destas sucessivas greves. Os contribuintes podem fazer greve aos impostos? Ou fazer greve também à CP e viajar sem pagar bilhete? Vergonhoso!!!

Destaques V+