Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo e sindicatos de professores voltam a reunir esta quinta-feira

09 mar, 2023 - 05:31 • Lusa

Depois de cinco meses de negociações sem sucesso, os sindicatos solicitaram uma reunião suplementar. Permanece em cima da mesa a possibilidade de greves às avaliações.

A+ / A-

Sindicatos e Ministério da Educação realizam esta quinta-feira a reunião suplementar sobre um novo regime de recrutamento e colocação de professores que tem gerado forte contestação, estando agora em cima da mesa a hipótese de greves às avaliações.

Depois de cinco meses de negociações sem sucesso, os sindicatos solicitaram uma reunião suplementar, tendo já apontado “seis linhas vermelhas” que impedem um acordo.

A criação de conselhos de diretores é a proposta mais contestada pelos sindicatos, que exigem ainda correções no diploma de forma a acabar com as ultrapassagens na vinculação dos contratados ou a descriminação da remuneração dos contratados em relação aos dos quadros.

À margem deste diploma, os sindicatos dizem que os protestos só acabarão quando a tutela aceitar agendar outras matérias, como a recuperação do tempo de serviço congelado.

Mais de 30 mil docentes responderam a um inquérito nacional mostrando estar disponíveis para avançar para novas greves, incluindo às avaliações do 2.º período, a exames nacionais ou provas de aferição, mas também a regressar às ruas para novas manifestações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+