Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Maquinistas em greve. CP alerta para “fortes perturbações”

10 mar, 2023 - 07:17 • Olímpia Mairos , com Lusa

A paralisação começou à meia-noite, com 30% de serviços mínimos, e tem a duração de uma semana.

A+ / A-

Espera-se um dia complicado para quem viaja de comboio, devido à greve dos maquinistas. A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros.

Apesar de o tribunal arbitral ter decretado serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro, a CP alertou para um especial impacto da paralisação na circulação das composições.

“Informamos que, por motivo de greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), para o período compreendido entre as 00h00 do dia 10 de março de 2023 e as 23h59 do dia 17 de março de 2023, preveem-se perturbações na circulação, com especial impacto no dia 10 de março, para o qual foram decretados serviços mínimos", pode ler-se numa nota publicada no site da CP.

Os trabalhadores fazem “greve à prestação de todo e qualquer trabalho dos trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ”, entre as 00h00 e as 23h59 desta sexta-feira, “com efeitos às últimas horas do dia 9 e as primeiras horas do dia 11”.

Já, entre as 00h00 do dia 11 e as 23h59 de dia 17, está convocada “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico”.

Entre as 00h00 do dia 11 e as 23h59 do dia 17, fazem “greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00h00 e as 06h00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico”, e, entre as 00h00 do dia 14 e as 23h59 do dia 17, “greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração”.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+