Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve na CP suprime 30 dos 127 comboios programados até às 8h00

12 mar, 2023 - 10:34 • Liliana Monteiro com Redação

O maior índice de supressão da greve, que este domingo incide sobre o trabalho suplementar, verificou-se nos regionais.

A+ / A-

A greve dos maquinistas da Comboios de Portugal (CP) obrigou a suprimir 30 dos 127 comboios programados para entre as 00h00 e as 8h00 deste domingo.

O maior índice de supressão da greve, que este domingo incide sobre o trabalho suplementar, verificou-se nos regionais. Foram suprimidos 11 dos 36 comboios previstos (30,6%).

Nenhum dos oito comboios de longo curso e dis dois urbanos de Coimbra foi suprimido. Por outro lado, a greve obrigou à supressão de 13 de 58 comboios urbanos de Lisboa (22,4%) e seis de 23 do Porto (26,1%).

Ao todo, de 127 comboios programados, foram suprimidos 30, o que equivale a 23,6%, e foram efetuados 97.

Os maquinistas da CP fazem greve, até ao dia 18 de março, contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89% e que a estrutura sindical considera "claramente inaceitáveis".

O tribunal arbitral decretou serviços mínimos de cerca de 30% a nível nacional, bem como no que seja necessário à segurança e manutenção do equipamento e instalações e de serviços de emergência e comboios de socorro.

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+