Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Leiria mantém esplanadas criadas na Covid-19 para apostar no turismo

17 abr, 2023 - 20:32 • Lusa

O projeto, da responsabilidade dos empresários, que assumem todo o investimento, mantém as esplanadas, mas o espaço de ocupação diminui ligeiramente, permitindo, assim, a passagem de uma ambulância em caso de ser necessário socorro.

A+ / A-

A Câmara de Leiria autorizou a permanência das esplanadas criadas durante a covid-19 numa das ruas do centro histórico da cidade, perspetivando a aposta no turismo, num investimento que foi assumido pelos proprietários de seis restaurantes.

"O município tem feito um trabalho de investimento na atração turística muito forte e a procura pelas curtas estadias tem crescido. A par da oferta cultural e do alojamento, a restauração tem um papel fundamental. Sabemos que nestas curtas estadias os visitantes procuram uma boa oferta de restauração, que tem sido uma âncora e cria uma dinâmica", adiantou a vereadora com a pasta do Desenvolvimento Económico e Turismo, Catarina Louro.

As restrições durante a pandemia da covid-19 levaram a autarquia a autorizar a abertura provisória de esplanadas no espaço público, numa tentativa de os empresários "sofrerem o mínimo impacto possível".

Na rua Dr. Correia Mateus, junto ao Mercado de Sant"Ana, os seis restaurantes que exploram o espaço uniram-se e apresentaram à Câmara uma proposta para manterem as esplanadas, mas indo ao encontro das premissas que a Câmara de Leiria exigia: segurança, salubridade e manutenção da nobreza da rua.

O projeto, da responsabilidade dos empresários, que assumem todo o investimento, mantém as esplanadas, mas o espaço de ocupação diminui ligeiramente, permitindo, assim, a passagem de uma ambulância em caso de ser necessário socorro.

Os materiais e a estrutura escolhidos vão facilitar a manutenção e a limpeza diária, impedindo a acumulação de sujidade por baixo dos estrados e a delimitação das esplanadas passa a ser feita por floreiras e acrílicos de menor dimensão.

"Pedimos à arquiteta para criar algo que respeitasse a história da rua, tivesse em atenção à questão da segurança e à entrada e saída do Teatro Miguel Franco. Com este projeto, a rua fica com um ar mais leve, com melhor enquadramento e respeita o espaço nobre que é o Mercado de Sant"Ana, mantendo o polo de atração naquela que é uma rua já conhecida pela praça de restauração de Leiria", adiantou o proprietário de um dos restaurantes, Miguel Xavier.

A intervenção no espaço iniciou-se hoje, com o desmantelando da estrutura atual, e a criação das novas esplanadas deverá estar concluída dentro de três semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+