Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Preço dos combustíveis desce esta segunda-feira

24 abr, 2023 - 07:23 • Olímpia Mairos

Descida deverá rondar os três cêntimos por litro de gasóleo e os cinco cêntimos por litro de gasolina.

A+ / A-

A semana arranca com boas notícias para quem precisa de abastecer o automóvel. O gasóleo deverá descer três cêntimos por litro, já a gasolina deve ficar mais barata cinco cêntimos.

De acordo com a informação já disponibilizada, incluindo a fornecida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,67 euros. Já o litro do gasóleo simples deverá custar 1,47 euros.

A confirmarem-se esta previsões, o diferencial entre a gasolina e o gasóleo sofre uma ligeira redução e passa a ser de 20 cêntimos.

O preço final dos combustíveis nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.

Os apoios à subida dos preços dos combustíveis foram prolongados até ao final de abril, mantendo o desconto para a gasolina e reduzindo um cêntimo o do gasóleo, anunciou em comunicado o ministério das Finanças.

“Considerando todas as medidas em vigor, a redução da carga fiscal passará a ser de 32,8 cêntimos por litro de gasóleo e de 34 cêntimos por litro de gasolina”, afirmou o ministério em comunicado.

As medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis que se mantêm em vigor na segunda quinzena de abril são o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações dos preços dos combustíveis, além da suspensão da atualização da taxa de carbono.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+