Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banco Alimentar recolheu mais de 1.719 toneladas

07 mai, 2023 - 22:15 • Filipa Ribeiro com Redação

Até 14 de maio ainda é possível contribuir através de vales disponíveis nos supermercados ou de uma plataforma eletrónica disponível em www.alimentestaideia.pt.

A+ / A-

O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) angariou mais de 1.719 toneladas de alimentos, em cerca de duas mil superfícies comerciais de 21 regiões do país, informu a instituição em comunicado.

928 toneladas foram recolhidas na totalidade do dia de sábado.

Na última recolha, em novembro, o Banco Alimentar angariou mais duas toneladas de alimentos em todo o país, mais 21% do que em mesmo período de 2021.

"Não é suficiente, mas é muito importante"

À Renascença, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, realça que as toneladas recolhidas "não será suficiente para todas as necessidades das famílias", mas realça que se trata "de um contributo muito importante de produtos essenciais".

"Este fim de semana valeu a pena, porque, uma vez mais, estruturou-se uma rede social que é real. Tivemos milhares de voluntários a trabalharem ombro a ombro com pessoas que desconhecem, para ajudar pessoas que desconhecem", realça.

A presidente do Banco Alimentar realça que conta diariamente com doações da indústria, da agricultura, cadeias de distribuição e de muitos particulares, o que permite à organização "ainda conseguir fazer face ao que são os pedidos" das famílias.

A responsável espera que "este cenário de carência das famílias" seja capaz de ser invertido, contudo considera que "nos próximos meses ainda vão ser difíceis".

[Notícia atualizada às 02h15 com o mais recente balanço das ações de recolha de produtos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+