Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

DGS. Pedido de abertura de concurso para encontrar substituto de Graça Freitas chegou na semana passada

08 mai, 2023 - 19:38 • Lusa

Pedido para abertura de concurso ocorre quatro meses depois de Graça Freitas ter anunciado a saída.

A+ / A-

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) recebeu na semana passada o pedido para abertura de concurso para o cargo de diretor-geral da Saúde, quatro meses após a atual diretora ter anunciado a saída.

Segundo disse à Lusa fonte da CReSAP, o pedido chegou no dia 3 maio.

No final do ano passado, Graça Freitas, que assumiu o cargo em 2017, manifestou a vontade junto do Ministério da Saúde de não renovar a nomeação, mas assegurou que permaneceria no cargo na Direção-Geral da Saúde (DGS) até ser substituída.

No início de março, numa audição na Assembleia da República, a responsável garantiu que a decisão de deixar o cargo foi do foro pessoal.

Entretanto, a diretora-geral da Saúde entrou hoje de férias e, segundo confirmou à Lusa o Ministério da Saúde, durante este período as funções são assumidas pelo subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal.

Em abril, o ministro da Saúde tinha dito que a decisão sobre quem vai substituir Graça Freitas à frente da DGS seria tomada até meio do ano, garantindo que não havia qualquer descontinuidade de funções.

O procedimento concursal para o cargo de diretor-geral já aparece no site da CReSAP como um dos que será aberto “em breve”, em conjunto com mais de duas dezenas de outros.

Segue-se a definição do perfil para o cargo, que terá de ser aprovado pelo membro do Governo que tutela a área, seguindo depois para Diário da República a informação sobre a abertura de concurso.

Numa entrevista ao jornal Público em fevereiro, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, manifestou-se disponível para apresentar uma candidatura à CREeSAP.

"Tenho currículo, experiência local, regional, nacional e internacional que mo permite (...) acho que posso dar um contributo muito significativo quer no discurso quer na agenda", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+