Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portugal tem 40% do território em “seca severa e extrema”

08 mai, 2023 - 12:52 • Maria João Costa

O Ministério da Agricultura reconhece que cerca de 40 municípios nacionais estão em seca severa e 27 em seca extrema. As temperaturas acima do normal, as ondas de calor e a pouca chuva em março e abril contribuíram para o agravamento, sobretudo no sul do país.

A+ / A-

Os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre, Santarém e Setúbal são os 6 onde se situam os municípios portugueses que estão em situação de seca severa e extrema. De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira, o Ministério da Agricultura reconhece que cerca de “40% do território nacional” está em “situação de seca severa e extrema”.

A ministra, Maria do Céu Antunes já assinou o despacho que confirma que “verificou -se, no final de abril, um agravamento da intensidade de seca em relação aos meses anteriores, com cerca de 40 municípios na classe de seca severa e 27 na classe de seca extrema”.

Entre os municípios afetados estão por exemplo Barrancos; Beja; Castro Verde; Borba; Estremoz; Évora; Montemor-O-Novo; Albufeira; Alcoutim; Aljezur; Castro Marim; Faro; Avis; Campo Maior; Crato; Elvas; Benavente; Coruche; Alcácer Do Sal; Grândola; Moita; Montijo; Setúbal ou Sines, entre outros.

De acordo com o comunicado, na origem deste quadro de seca estão fatores como as “temperaturas média e máxima acima do normal, bem como o registo de ondas de calor que, conjuntamente com a reduzida precipitação durante o mês de março e abril, resultou num baixo teor de água no solo, com maior incidência a sul do país”.

A situação crítica verifica-se em particular nas bacias hidrográficas do sul do país, onde não tem “sido possível a recuperação hídrica devido à ocorrência de reduzidas afluências às albufeiras, resultantes de precipitações pouco significativas ou nulas”.

Os casos das “bacias hidrográficas do Sado, Mira, Arade e das Ribeiras do Algarve” são dados como exemplos de bacias afetadas pela seca. De acordo com o gabinete de Maria do Céu Antunes, “esta situação meteorológica afeta fortemente a atividade agrícola e o rendimento dos agricultores”.

A assinatura do despacho em que se reconhece a situação de “seca extrema e severa”, permite ao Ministério da Agricultura viabilizar “a aplicação de um conjunto de medidas que carecem de

aprovação da Comissão Europeia”, indica o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU ( DENOVO)
    08 mai, 2023 PORTUGAL 20:23
    Pois é minhas amigas e meus amigos, noutra hora do dia, aqui, falei no transvase a partir de Castelo de Bode. Agora às 21 horas e dez minutos, na CNN Portugal ouvi o Senhor Presidente da CAP dizer o que DISSE. Ouçam ou revejam o que esse Senhor disse. Até um dia. Sejam felizes.
  • EU
    08 mai, 2023 PORTUGAL 13:18
    Eu se fosse TÉCNICO dos serviços REGIONAIS do Ministério da Agricultura daquelas áreas, já tinha pedido DEMISSÃO irreversível. O final do ano 2022 e o princípio do ano 2023 foi CHUVOSO. Disse aqui RR que a água dos RIOS serviam para aumentar a água no mar. Falei, na altura, da barragem BALSEMÃO em Lamego. Alguns concelhos aqui indicados são atravessados e ficam perto do IP2, o qual há bem poco tempo foi irtervencionado. Fizessem o TRANSVASE a partir da barragem de Castelo de Bode. Enquanto a CABECINHA HUMANA pensar em SUBSÍDIOS, os problemas NUNCA serão resolvidos a sério. Hoje de manhã andei a regar AO PÉ, batata, cebolo, feijão, tomate, alface, beterraba, árvores de fruto, videiras, pepinos, beringela, fava, ervilha, curgete, melão, meloa e melancia. Fui ao MEU RIO e levei a quantidade de água NECESSÁRIA para regar à VONTADE e sem SUBSÍDIOS. Saiam dos GABINETES e TRABALHEM. Queimem a CARECA como eu.

Destaques V+