Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve de professores por distritos termina com concentração no Rossio

12 mai, 2023 - 04:52 • Lusa

Para assinalar o fim da paralisação, que percorreu o país durante 18 dias, está convocada uma concentração na praça do Rossio, a partir das 15h00. Será anunciada nova ação de luta a partir de dia 22 de maio.

A+ / A-

A greve por distritos, convocada pela plataforma de nove organizações sindicais, termina esta sexta-feira em Lisboa e o último de 18 dias de paralisação será assinalado com uma concentração na praça do Rossio.

Para assinalar o fim da greve que percorreu o país durante 18 dias, a plataforma sindical, que inclui as federações nacionais dos Professores e da Educação (Fenprof e FNE), convocou uma concentração na praça do Rossio, a partir das 15h00.

Antes disso, professores vão estar concentrados em frente à escola António Arroio, uma escolha que a Fenprof justificou, em comunicado, com a necessidade de insistir na vinculação e aprovação de um regime específico de concursos para os docentes das escolas artísticas.

A greve, que replicou uma iniciativa das mesmas organizações sindicais realizada no início do ano, arrancou em 17 de abril, no Porto, de onde prosseguiu para percorrer todos os distritos do país por ordem alfabética inversa, de Viseu até Aveiro, com uma adesão média próxima dos 80%, segundo a Fenprof.

A recuperação integral do tempo de serviço que esteve congelado e a eliminação das quotas e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões continuam a ser os principais motivos da contestação dos docentes, que vai culminar com uma greve nacional e duas manifestações em 06 de junho.

Durante a concentração desta sexta-feira, no Rossio, a plataforma sindical irá anunciar uma nova ação de luta a partir de 22 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ex-professor
    13 mai, 2023 Felizmente 10:38
    Isto não foi uma greve, foi uma fantochada com serviços mínimos já incluídos, destinada apenas a "dar a tarde livre" para os professores que dão aulas à tarde, poderem ir para as manifestações da Fenprof, sem terem falta. Luta a fingir, como é costume na Fenprof, e que anda a contagiar o STOP. Por isso os professores perderam, e este estrebuchar final de alguns sindicatos, são as direções dos mesmos a perceber o desencanto e a frustração dos professores, e a temer uma debandada de associados com desvinculações em bárdea.

Destaques V+