Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eurovisão. Suécia vence, Mimicat fica em 23.º lugar

13 mai, 2023 - 23:09 • Fábio Monteiro com Lusa

Portugal, representado pela cantora Mimicat e a música "Ai coração", ficou em 23.º lugar, com 59 pontos. Loreen já tinha ganho o festival da Eurovisão na edição de 2012.

A+ / A-

A final do 67.º Festival Eurovisão da Canção foi ganha pela Suécia, representada pela artista Loreen e a música "Tattoo", com 583 pontos, entre 26 países a concurso.

Em segundo lugar ficou a Finlândia, representada pelo artista Käärijä e a música "Cha, Cha, Cha", com 526 pontos.

Já Portugal, representado pela cantora Mimicat e a música "Ai coração", ficou em 23.º lugar, com 59 pontos.

Loreen já tinha ganho o festival da Eurovisão na edição de 2012.

Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

No ano passado, a Ucrânia foi a vencedora do Festival Eurovisão da Canção, com "Stefania" da Kalush Orchestra.

Por isso, a Ucrânia deveria acolher este ano o concurso, mas a guerra que assola o país acabou por levar a organização a decidir que seria o Reino Unido, segundo classificado, o país anfitrião.

A vitória da Ucrânia deveu-se essencialmente à votação popular. O país, que tinha sido invadido pela Rússia meses antes, obteve um total de 631 votos, 439 deles dados pelo voto do público.

Em 2022, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com "Saudade, saudade", de Maro, que alcançou o 9.º lugar no concurso. Em 2017, venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção "Amar pelos dois", de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    14 mai, 2023 Palmela 14:18
    Foi esta que ganhou ? Tem uns cabelos e umas unhas parece uma bruxa!

Destaques V+