Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Quercus atribui "Qualidade de Ouro" a 393 praias portuguesas

16 mai, 2023 - 15:26 • Lusa

Em 2023, 47 praias perderam o símbolo da qualidade da água balnear. A Região do Tejo e Oeste concentra o maior número de praias galardoadas.

A+ / A-

A associação ambientalista Quercus classificou 393 praias portuguesas como tendo "Qualidade de Ouro", menos 47 do que na época balnear do ano passado, com a região norte a registar a maior queda no número de praias galardoadas.

Em comunicado, a Quercus revela que, das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição, com todas as regiões do país a registarem uma diminuição no número de praias distinguidas.

"Verifica-se uma forte descida na atribuição do galardão nas águas balneares costeiras", menos 32 praias, e "as águas balneares interiores registaram uma diminuição de 16 praias", refere a Quercus.

Tejo e Oeste tem o maior número de praias galardoadas

A região Norte é a que registou uma "maior queda" e a região do Tejo e Oeste a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).

Nas zonas costeiras tiveram a classificação de "Qualidade de Ouro" 45 praias dos Açores, 32 da Madeira, 74 do Tejo e Oeste, 47 no norte, 84 do Algarve, 24 do centro e 21 do Alentejo.


Nas zonas do interior foram galardoadas 24 do Tejo e Oeste, 14 no norte, 14 do centro e quatro do Alentejo.

Este ano, há menos 47 praias galardoadas

A Quercus tinha atribuído no ano passado, em 2022, a bandeira de "Qualidade de Ouro" a 440 zonas balneares portuguesas, o maior número de sempre, sendo na altura mais 47 praias do que no ano anterior (2021), exatamente o mesmo número que agora baixou.

O galardão "Praia com Qualidade de Ouro" distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, explica a associação ambientalista.

Para receber a classificação de praia com "Qualidade de Ouro", a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água "excelente" na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+