26 mai, 2023 - 21:30 • Marta Pedreira Mixão com Agências
A Câmara Municipal de Lisboa definiu que os restaurantes, bares e lojas de conveniência localizados na zona do Marquês de Pombal vão ter de fechar mais cedo este sábado, perante a o possível festa do título do Benfica - que joga contra o Santa Clara às 18h00, no Estádio da Luz.
A notícia é avançada pelo Diário de Notícias e refere que, no respetivo despacho, datado de 24 de maio, consta uma lista de 63 estabelecimentos que, segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), estão localizados "dentro e nas áreas limítrofes do perímetro de segurança estabelecido", face à possível festa dos benfiquistas na rotunda do Marquês.
Diogo Moura, vereador da Economia, Inovação e Espaço Público da Câmara Municipal de Lisboa, justifica a medida com a "possibilidade de se realizarem festejos de vencedor da Liga Profissional de Futebol por parte do Sport Lisboa e Benfica e na sequência do pedido da Polícia de Segurança Pública quanto a essa mesma eventualidade".
Também face aos festejos previstos, a Feira do Livro, a decorrer no Parque Eduardo VII, vai ter de encerrar também às 17h00 este sábado.
A PSP anunciou entretanto que, perante a "possibilidade de virem a ser realizados eventos na área do Marquês de Pombal”, será levada a cabo uma operação especial para que os festejos “decorram em segurança”.
Em comunicado, a PSP indica que vai implementar gradualmente várias medidas que vão condicionar acessos.
De acordo com a PSP, a partir das 16h30 haverá os seguintes condicionamentos ao trânsito:
A PSP informou também que serão implementados pontos de acesso, através dos quais, "após controlo e revista pela PSP", será possível aceder à praça do Marquês de Pombal, a partir das 17h00:
As estações do metro do Marquês de Pombal, Parque e Picoas, em Lisboa, serão encerradas sábado à tarde, mais precisamente a partir das 16h30 - "para entrada e saída de passageiros" , antes do início do último jogo do Benfica no campeonato nacional de futebol, segundo anunciou a PSP.
A PSP apela também "a todos os adeptos a adoção de comportamentos e atitudes adequados a um ambiente desportivo e festivo, de respeito por todos os participantes, evitando o incentivo à violência e à promoção e participação em conflitos e/ou situações de alteração de ordem pública". A força policial deixou também alguns conselhos a quem se vai deslocar à festa: