30 mai, 2023 - 00:00 • Carla Fino , Teresa Paula Costa
Portugal tem este ano 54 praias "Zero Poluição", menos quatro do que em 2022, anunciou nesta terça-feira a associação ambientalista Zero.
Sara Correia, técnica da Zero, disse à Renascença que não se pode falar de uma “tendência para pior”, porque o número de praias “varia de ano para ano”.
Em comunicado, a associação revela que o concelho algarvio de Albufeira concentra um total de seis praias "Zero Poluição", enquanto Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo têm quatro praias e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) têm três, sendo os concelhos que lideram a lista.
Uma praia "Zero Poluição" é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica pelos dois parâmetros controlados e previstos na legislação - escherichia coli e enterococos intestinais - nas águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.
“São critérios exigentes”, diz Sara, “é difícil que as praias cumpram os requisitos três anos consecutivos”.
Quarenta e uma praias identificadas como "Zero Poluição" estão situadas em 18 concelhos do território continental.
Na Região Autónoma dos Açores localizam-se oito praias nestas condições e, na Madeira, em dois concelhos, foram identificadas cinco praias "Zero Poluição".
No interior do país, verificou-se a entrada na lista da praia de Santa Clara, no concelho de Odemira. Contudo, a Albufeira dos Alfaiates no concelho do Sabugal perdeu esta classificação.
Todas as restantes praias são consideradas “costeiras”. Para a associação, este “é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”.
Para Sara Correia, é importante que os municípios e o Governo continuem a “investir” em redes de saneamento e na “manutenção das redes existentes” para que seja "cada vez mais raro" serem feitas descargas de água sem o devido tratamento nos rios e ribeiras do país.
Este é o período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.
“É difícil em águas interiores conseguir ter praias que cumpram com esta exigência”, explica a engenheira ambiental.
Em 2023, de acordo com o comunicado, as praias "Zero Poluição" representam 8% do total das 659 zonas balneares em funcionamento.
Pela positiva, considera a Zero, merece destaque a entrada de mais uma praia de Albufeira a acrescentar às cinco existentes no ano passado, e a passagem de uma para três praias em Odemira, uma das quais interior.
Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António passaram a fazer parte dos concelhos com, pelo menos, uma praia "Zero Poluição", enquanto Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar representados.
Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 17 praias e entraram 13 novas.
Neste dia em que abre, oficialmente, a época balnear, a associação ambientalista lembra os cuidados que os frequentadores das praias devem ter.
Lembrando que, por razões ambientais e de segurança, só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde se conhece a qualidade da água e onde haja vigilância, a Zero apela aos utentes que não deixem quaisquer resíduos na praia, devendo, sempre que possível, encaminhá-los através da recolha seletiva, e que preservem a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis.
ALBUFEIRA: Evaristo, Falésia Alfamar, Manuel Lourenço, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente e Rocha Baixinha-Poente.
ALCOBAÇA: Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro.
ALJEZUR: Amoreia-Mar, Bordeira, Vale Figueiras.
CALDAS DA RAINHA: Praia do Mar.
CAMINHA: Forte do Cão.
FARO: Barreta, Culatra-Mar e Ilha do Farol-Mar.
MAFRA: Coxos e S. Lourenço.
MATOSINHOS: Pedras Brancas.
NAZARÉ: Salgado.
ÓBIDOS: Vale de Janelas.
ODEMIRA: Almograve, Alteirinhos e Santa Clara.
SESIMBRA: Bicas, Lagoa de Albufeira-Mar e Moinho e Baixo-Meco.
SINTRA: Praia Grande e S. Julião.
TAVIRA: Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita.
TORRES VEDRAS: Formosa.
VIANA DO CASTELO: Afife.
VILA DO BISPO: Burgau, Castelejo, Cordoama e Salema.
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO: Fábrica-Mar.
MADALENA (AÇORES): Cais Mourato.
PRAIA DA VITÓRIA (AÇORES): Prainha.
SANTA CRUZ DAS FLORES (AÇORES): Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico e Poças de S. Roque.
VELAS (AÇORES): Preguiça-Velas
VILA DO PORTO (AÇORES): Formosa, Maia e São Lourenço.
PORTO MONIZ (MADEIRA): Laje.
PORTO SANTO (MADEIRA): Cabeço da Ponta, Lagoa, Ribeiro Cochino e Ribeiro Salgado.