Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Açores

Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

10 jun, 2023 - 11:00 • Lusa

O abalo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada).

A+ / A-

Um sismo com magnitude de 2,4 na escala de Richter foi sentido esta madrugada no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, revelou a Proteção Civil.

No site do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa-se que o abalo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 6h49 locais (7h49 em Lisboa) com magnitude 2,4 na escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a SSE (Su-sudeste) de Posto Santo, ilha Terceira, nos Açores.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de São Bartolomeu de Regatos, São Mateus da Calheta, Terra Chã, São Pedro, Sé, Santa Luzia, Posto Santo, Nossa senhora da Conceição, São Bento, Ribeirinha e Feteira (concelho de Angra do Heroísmo).

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", lê-se no "site" do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+