Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Suspeitas de tráfico de seres humanos. Buscas do SEF visam dirigente da Liga de clubes de futebol

12 jun, 2023 - 11:04 • Redação

Uma academia de futebol em Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, é também alvo da operação.

A+ / A-

Inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do norte estão a realizar buscas em casa do presidente da Assembleia-Geral (AG) da Liga de clubes, Mário Costa.

Em causa estão suspeitas de tráfico de seres humanos. A informação é avançada pelo jornal "Expresso".

O SEF suspeita do envolvimento do dirigente em negócios à margem da lei com jovens jogadores de futebol oriundos do extremo-oriente e da América do Sul.

O "Expresso" avança também que a academia de futebol "Bsports Academy", em Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, também é alvo da operação.

Em comunicado enviado à imprensa, o SEF confirma a operação e as buscas na zona do Grande Porto, mas não adianta qualquer outro tipo de informação, indicando que "o processo se encontra em segredo de justiça".

Para a operação desta manhã, o SEF destacou 50 elementos.

A Liga de clubes já reagiu às buscas. Numa nota publicada no website oficial, a Liga Portugal diz-se "surpreendida pelas notícias", mas sublinha que "os factos relatados em nada estão relacionados com o cargo exercido pelo Dr. Mário Costa na Liga Portugal".

O organismo diz ainda estar a "acompanhar as diligências, aguardando por mais dados" e respeitando o princípio de presunção de inocência.

Ainda no domingo, em entrevista à Renascença e à agência Ecclesia, a presidente da Confederação Nacional de Ação sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), Fátima Pinto, denunciava que "praticamente todos os principais clubes" deixam jovens futebolistas ao abandono.

[Notícia atualizada às 13h00 de 12 de junho de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    13 jun, 2023 Mealhada 10:26
    Não entendo muito bem esta preocupação! Então não será todo o negócio com jogadores de futebol um tráfico de seres humanos? Na minha opinião nunca deveria haver negócios de terceiros. O vínculo de um jogado a um clube deveria ser para vigorar mesmo até ao fim e só poder ser revogado por motivos de força maior. O que se passa nesses negócios chega a ser mesmo desumano.
  • Joaquim Correto
    12 jun, 2023 Paços 16:57
    Até a Liga de clubes está enterrada em corrupção!

Destaques V+