Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Portugal anuncia novo pacote de apoio militar à Ucrânia

16 jun, 2023 - 09:25 • Lusa

Para Kiev seguem 14 viaturas blindadas e nove obuses, anunciou a ministra da Defesa em Bruxelas.

A+ / A-

Portugal anunciou esta sexta-feira um novo pacote de apoio para a Ucrânia, com 13 viaturas blindadas de transporte pessoal e nove obuses, ascendendo a 1.125 toneladas de material já enviado, num “momento crítico e importante” de contraofensiva ucraniana.

O anúncio foi feito pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, em declarações aos jornalistas portugueses em Bruxelas no dia em que termina a reunião dos ministros da tutela da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A ministra precisou que Portugal vai “doar mais 14 M113, que são veículos blindados de transporte de pessoal, e mais nove obuses num novo pacote de apoio”, após a “visita do ministro [ucraniano dos Negócios Estrangeiros] Dmytro Kuleba a Lisboa”.

“Este é um novo pacote que Portugal disponibiliza à Ucrânia, realçando aquilo que temos feito e o nosso permanente apoio na medida das nossas possibilidades neste esforço, que é agora ainda mais significativo, dado estarmos num momento crítico e importante que tem a ver com esta contraofensiva que vai levar algum tempo, mas que para a qual o todos os Aliados [da NATO] se mobilizam para apoiar a Ucrânia no seu esforço de enfrentar esta invasão ilegal da Rússia”, salientou Helena Carreiras.

Este apoio a Kiev visa “construir as condições para que seja possível pensar num futuro de paz e de negociações”, acrescentou.

De acordo com a ministra da Defesa, “entre estes carros, estes veículos blindados e todo o restante material - e contando com este último pacote - já vai superar a as 1.125 toneladas no material” que Portugal mobilizou para a Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+