Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Greve na CP. Falhou um em cada três comboios até às 12h00

17 jun, 2023 - 16:33 • Tomás Anjinho Chagas , Pedro Valente Lima

Taxa de supressão rondou os 34%, com 117 viagens por realizar.

A+ / A-

A greve dos revisores da CP obrigou à supressão de um em cada três comboios até às 12h00, este sábado.

Segundo os dados enviados à Renascença, 34,4% dos comboios previstos não chegaram a sair. Em 340 viagens programadas, 117 foram canceladas.
As ligações regionais foram as mais afetadas, nas quais três em cada quatro comboios foram suprimidos: dos 105 trajetos planeados, ficaram 79 por realizar. Ou seja, uma taxa de cancelamento de 75,2%.

Nos Urbanos do Porto, foram suprimidos 26 dos 71 comboios programados (taxa de supressão de 36,6%), enquanto nos Urbanos de Coimbra a taxa de supressão foi de 66,7%: em 12 viagens planeadas, oito foram canceladas.

Na capital, o cenário é radicalmente inverso, no qual não se registou qualquer supressão nas 130 viagens efetuadas nos Urbanos de Lisboa. Quanto às 22 ligações de longo curso agendadas, apenas quatro comboios não saíram das estações.

As perturbações registadas são resultantes de uma greve parcial dos revisores da CP, convocada entre 5 de junho e 5 de julho pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). O sindicato contesta o que diz ser a "falta e equidade na CP" e teme que sejam colocados em causa os postos de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+