Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Calor coloca em perigo máximo de incêndio três concelhos de Faro

23 jun, 2023 - 07:14 • Olímpia Mairos , com Lusa

De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio vai agravar-se devido à previsão de tempo quente a partir de hoje e pelo menos até terça-feira.

A+ / A-

Devido à subida das temperaturas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta sexta-feira em perigo máximo de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro.

Em perigo muito elevado de incêndio estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Almodôvar (Beja), Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Fundão (Castelo Branco).

Já em perigo elevado de incêndio rural estão mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Évora, Beja e Faro.

De acordo com o IPMA, o perigo de incêndio vai agravar-se devido à previsão de tempo quente a partir de hoje e pelo menos até terça-feira.

As previsões apontam para a continuação de tempo quente e seco nas regiões norte e centro destacando-se valores da temperatura máxima na ordem dos 40 graus Celsius, no interior da região sul e na parte interior do Vale do Tejo, sendo no restante território acima dos 30 graus.

Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o elevado risco de incêndios em todo o território continental, para o aumento do número de ocorrências de incêndios rurais e para a dificuldade das ações de supressão, especialmente no sul e no interior centro e norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+