Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Novas Regras para Alojamento Local

Alojamento Local. Proposta coloca "lenha na fogueira" entre empresários e condóminos

29 jun, 2023 - 10:52 • Teresa Almeida , Isabel Pacheco

PS quer unanimidade de condóminos para novos alojamentos locais. ALEP reage.

A+ / A-

Exigir a unanimidade prévia dos condóminos para a criação de alojamento local “significa, na prática, a proibição” da atividade, diz Eduardo Miranda da Associação de Alojamento Local em Portugal (ALEP).

É desta forma que o setor reage à nova proposta do PS, feita no âmbito do pacote “Mais Habitação” e já entregue no Parlamento, que determina que só com a unanimidade dos habitantes de um prédio, expressa em ata, se pode registar uma nova unidade de alojamento local.

À Renascença, Eduardo Miranda diz-se “surpreendido” com a decisão “em cima da hora” e acusa o PS de “querer colocar lenha na fogueira” entre empresários e condóminos.

“Na prática é uma decisão política de proibir alojamento local nas cidades . Isto é colocar lenha na fogueira para que os condóminos entrem em tribunal contra o AL”, acusa o empresário.

“Tendo em conta que o AL, em grande parte, é feito em prédios habitacionais e tendo em conta que nas cidades é quase a sua totalidade isso significa, na prática, a proibição do AL”, diz Eduardo Miranda. “Isto é esconder por detrás dos condóminos. Todo o mundo sabe que a unanimidade do condomínio é impossível”, remata.

Segundo a proposta socialista, a decisão do condomínio que terá de ser tomada por unanimidade deverá ficar expressa em ata e entregue em duplicado à camara municipal.

Ao Jornal de Negócios, a socialista Maria Begonha explica que o objetivo é ter em conta a opinião dos moradores.

“Consideramos que é importante que as pessoas tenham uma palavra a dizer nos seus prédios, nos seus locais de vizinhança, sobre se o AL deve ou não ter ali atividade”, sublinha Begonha que recorda o acórdão de abril do Supremo Tribunal de Justiça que considerou que não deve haver alojamento local em prédios destinados à habitação.

As novas regras, propostas pelo PS no âmbito do pacote “Mais Habitação” que está a ser discutido na especialidade, serão apenas para os novos registos e aplicáveis a todo o país sem exceções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Ferreira
    29 jun, 2023 Paco De Arcos 12:51
    Quando você considera o incômodo gigantesco de despejar pessoas do seu apartamento se elas pararem de pagar aluguel (meu primo levou dois anos para finalmente conseguir que seus "inquilinos" fossem despejados), eu nunca consideraria alugar meu segundo apartamento num arrendamento tradicional. E não á nenhuma maneira que o governo achar que tem o direito de me dizer o que fazer com a minha propriedade pessoal.

Destaques V+