Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Garantia de Marcelo

Mobilização de meios na JMJ "não vai prejudicar" combate aos incêndios

19 jul, 2023 - 15:19 • João Pedro Quesado

Em visita ao Núcleo de Apoio à Decisão da Força Especial de Proteção Civil, o Presidente da República sublinhou as preocupações com as comunicações e mobilidade durante a Jornada Mundial da Juventude.

A+ / A-

Os meios mobilizados para garantir a comunicação e resposta de emergência na Jornada Mundial de Juventude não vão afetar a Proteção Civil na tarefa de combate aos incêndios, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, que deixou essa garantia esta quarta-feira.

O Presidente da República respondeu aos jornalistas que a estrutura responsável pela JMJ é separada, que “não vai prejudicar nada porque é autónoma da estrutura dos fogos”, e que as principais preocupações são as comunicações e a mobilidade.

O chefe de Estado lembrou que vão ser instalados sistemas de comunicação “paralelos” e “complementares” para evitar a saturação dos sistemas normais e, consequentemente, a impossibilidade de usar as comunicações móveis.

Sobre a questão da mobilidade, Marcelo disse que vai haver um “acompanhamento permanente”, já que a movimentação de peregrinos da JMJ Lisboa 2023 vai “cobrir uma área que vai de Loures até Cascais, permanentemente” e os percursos “vão mudar” consoante os dias.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou, esta quarta-feira, o Núcleo de Apoio à Decisão - Análise de Incêndios Rurais (NAD-AIR), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde realçou o reforço de meios e pediu aos portugueses cuidado para prevenir fogos rurais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+