Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Terceira. Aeroporto alvo de "grande reestruturação" de 214 mil euros

01 ago, 2023 - 16:47 • Lusa

Aerogare Civil das Lajes inaugura nova porta de embarque e existem planos para requalificar a cobertura e tornar o aeroporto "mais atraente".

A+ / A-

O aeroporto da ilha Terceira vai ser alvo de uma "grande reestruturação", com investimentos de 214 mil euros numa primeira fase, seguindo-se a "obra maior" em 2024, revelou esta segunda-feira o vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima.

Em declarações à agência Lusa, o número dois do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) afirmou que a nova porta de embarque da Aerogare Civil das Lajes, que foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, vai "contribuir para a fluidez de passageiros e aeronaves".

"É um pequeno passo para uma grande remodelação e reestruturação do aeroporto da ilha Terceira, devolvendo assim a centralidade da Terceira com um aeroporto internacional com capacidade de resposta para desenvolver os Açores", afirmou Artur Lima, após a cerimónia de abertura da porta.

Segundo o vice-presidente do executivo açoriano, a nova porta de embarque, que custou cerca de 130 mil euros, faz parte de um conjunto total de 214 mil euros previstos para a primeira fase da intervenção.

Artur Lima (CDS-PP) recordou que a vice-presidência do Governo dos Açores já encomendou o estudo prévio para a ampliação da infraestrutura, com o custo de 59 mil euros.

"Já temos encomendado o estudo prévio para o aumento da aerogare e aí vamos fazer um aumento profundo da dimensão da aerogare, requalificando o aeroporto da ilha Terceira. Será a grande obra para lançar em 2024", salientou.

O governante adiantou também que o "projeto de requalificação da cobertura e de parte da fachada" da aerogare "ficará pronto ainda este mês", representando um investimento de 25 mil euros.

"Esta primeira fase vai realizar a requalificação da cobertura, que está apodrecida. Existiram chapas que voaram no último inverno. Vamos requalificar toda a cobertura e fachada oeste", adiantou.

O vice-presidente defendeu igualmente a necessidade de tornar o aeroporto da Terceira "mais atrativo", lembrando as reivindicações públicas de empresas e companhias aéreas.

Em 23 de maio, foi revelado que o Governo dos Açores encomendou um estudo prévio de viabilidade da ampliação e remodelação da Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira, por perto de 60 mil euros.

"Face ao volume de tráfego de passageiros alcançado em 2022 e à expectativa de contínuo aumento de fluxos turísticos para a Terceira, a Aerogare Civil das Lajes deverá ter melhores condições de operacionalidade para servir os locais e quem nos visita", afirmou o vice-presidente do executivo açoriano na ocasião.

O contrato para a realização do estudo de viabilidade foi assinado com a empresa Bransolutions - Prestação de Serviços Lda., por 59.500 euros (mais IVA), tendo um prazo máximo de entrega de 180 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+