Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

Ana Catarina Mendes. “Há uma geração preparada para trabalhar no futuro”

02 ago, 2023 - 15:03 • Pedro Mesquita

Ministra elogiou o discurso “muito forte” do Papa Francisco no Centro Cultural de Belém e pede que os jovens “agarrem o mundo” e possam continuar a afirmar os valores da tolerância e do respeito pelo outro.

A+ / A-

Veja também:


A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares afirmou esta quarta-feira que Portugal voltou a mostrar ao mundo que sabe acolher e que sabe organizar, elogiando o discurso “muito forte” do Papa Francisco no Centro Cultural de Belém (CCB).

À Renascença, Ana Catarina Mendes destacou a importância do projeto europeu dada pelo Papa no seu discurso, elogiando a maneira como “Portugal, um país do oceano e que navegou tantos mares, pode contribuir para que os valores se mantenham vivos e continuem a construir uma sociedade solidária e democrática”.

A governante pede ainda que os jovens “agarrem o mundo” e possam continuar a afirmar os valores da dignidade humana, da diversidade, da tolerância e do respeito pelo outro.

“Ao longo do último ano e meio tenho tido a possibilidade de ter a tutela da juventude e de privar com muitos jovens. Há uma geração preparada para continuar a trabalhar no futuro”, disse, fazendo referência a uma das encíclicas do Papa Francisco e pedindo “solidariedade intergeracional”.

“Quando somos jovens achamos que sabemos tudo, mas é preciso aprender com os mais velhos e reforçar os valores para não repetir as atrocidades da história”, disse.

Papa pergunta à Europa: "Para onde navegas se não ofereces percursos de paz?"
Papa pergunta à Europa: "Para onde navegas se não ofereces percursos de paz?"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Branco Teles
    10 ago, 2023 Sintra 00:29
    É inspirador ver a ministra enaltecer o discurso do Papa Francisco e realçar a relevância do projeto europeu, bem como a solidariedade entre gerações. O apoio à juventude é fundamental para fomentar valores como a dignidade humana, diversidade e tolerância. Um futuro mais promissor demanda a absorção das lições dos mais velhos e a fortificação de princípios para evitar repetição de erros históricos

Destaques V+