Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Temperaturas vão chegar aos 40 graus no fim de semana

03 ago, 2023 - 02:21 • Pedro Castro Alves, com redação

Nas previsões para esta quinta-feira, mais de 50 concelhos estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio.

A+ / A-

As temperaturas devem chegar aos 40 graus entre sábado e domingo na região de Lisboa, onde decorre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). As autoridades estão preocupadas e emitiram avisos.

É esperada subida das máximas e mínimas nos dias do pico da afluência de peregrinos no Parque Tejo, para ver o Papa Francisco.

“Para sábado e domingo, espera-se para a Grande Lisboa valores de temperatura máxima entre 37 e 40 graus e entre 18 e 21 de graus de temperatura mínima”, disse à Renascença, Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),

A meteorologista adianta que já foram emitidos avisos em vários distritos.

“Já foram emitidos avisos para os dias 4 e 5 de outubro. No dia 4 abrange Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, e no dia 5 vamos ter também Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Évora”, explica Ângela Lourenço.

A Proteção Civil já agendou para esta quinta-feira um briefing para antevisão do quadro meteorológico e recomendações à população.

Perigo de incêndio em 50 concelhos

Mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Faro estão esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em perigo muito elevado estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado de incêndio está toda a região do Alentejo e mais cerca de 50 concelhos nos distritos de Faro, Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Braga e Vila Real.

Nos próximos dias, o número de concelhos em perigo máximo vai aumentar, de acordo com a previsão do instituto, que espera uma subida das temperaturas a partir de sexta-feira.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5.181 ocorrências de fogo já afetaram 10.565 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura mínima, em especial no interior Norte e Centro, e da máxima no litoral Centro e Sul. O vento vai soprar forte no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 10º Celsius (Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 23ºC (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 33ºC (Faro e Castelo Branco).

[notícia atualizada às 7h35 com previsão do tempo para esta quinta-feira]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+