Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais de 600 operacionais combatem incêndio em Castelo Branco

04 ago, 2023 - 17:15 • Anabela Góis , Inês Braga Sampaio

Meios reforçados em fogo que lavra na zona de Carrascal. Avião amarou ao abastecer, ainda que "sem feridos a registar e sem danos de maior monta".

A+ / A-

Um incêndio em Carrascal, Santo André Das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco, mobilizava na noite desta sexta-feira 600 operacionais. No combate às chamas, um avião amarou, mas não há registo de feridos.

O alerta foi acionado às 15h09. Ao todo, às 23h00, encontravam-se no local 601 operacionais e 180 viaturas. Durante o dia foram destacados 11 meios aéreos, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Fonte do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu que o fogo continuava ativo, em algumas partes, “com muita intensidade e com muitas projeções, devido à intensidade do vento no local”.

“Esperamos que, com o decorrer da noite, as temperaturas baixem e que o vento deixe de ter tanta intensidade de forma a facilitar o combate” e permitir que o fogo seja dominado, acrescentou a mesma fonte.

Amaragem de avião sem feridos


No abastecimento, um avião aterrou junto à margem, ainda que "sem feridos a registar e sem danos de maior monta", de acordo com o comandante Elísio Oliveira.

"O avião está na água, portanto vai ter de ser retirado posteriormente. É um anfíbio Fire Boss, que costuma trabalhar em parelha com outra aeronave igual", explica.

Trata-se de um povoamento florestal, com eucaliptos e outro tipo de vegetação, numa altura em que se registam temperaturas altas. Os acessos ao incêndio não estão dificultados, realça ainda Elísio Oliveira.

Castelo Branco encontra-se sob alerta máximo de incêndio, esta sexta-feira e durante todo o fim de semana, e pelo menos até terça-feira.

[notícia atualizada às 23h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+