Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fogo em Odemira obriga a retirar 1.400 pessoas. Autarca fala em "janela de oportunidade" durante a noite

07 ago, 2023 - 23:54 • Lusa

Nas cinco horas de maior calor de desta segunda-feira, o fogo expandiu-se por mais de 6 mil hectares. Além das pessoas deslocadas, 22 receberam assistência médica.

A+ / A-
Moradores retirados de São Teotónio. Foto: Luís Forra/Lusa
Moradores retirados de São Teotónio. Foto: Luís Forra/Lusa
Fogo em Odemira. Foto: Vladimiro Monteiro
Fogo em Odemira. Foto: Vladimiro Monteiro

Cerca de 1.400 pessoas foram já "deslocadas de forma preventiva" devido ao incêndio que deflagrou no sábado em Odemira (distrito de Beja) e que durante a tarde desta segunda-feira avançou 1.257 hectares por hora, segundo a Proteção Civil.

Num ponto de situação aos jornalistas pelas 19h30, no posto de comando em São Teotónio - freguesia onde o fogo rural teve início, na zona de Baiona -, o comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Ribeiro, referiu que foram também deslocados 125 animais e que 22 pessoas receberam assistência médica, todas em "situações de menor gravidade".

Destas 22 pessoas, quatro (três bombeiros e um civil) foram atendidas em contexto hospitalar e 18 (14 bombeiros e quatro civis) foram assistidas no local.

Em causa estiveram casos de fadiga e ansiedade, especificou.

Segundo José Ribeiro, o combate às chamas - que esta segunda-feira à tarde entraram em Odeceixe, no concelho algarvio de Aljezur - tem sido feito em "condições muito difíceis", devido à rotação e à intensidade do vento.

"A taxa de expansão do incêndio entre as 12h00 e as 17h00 foi de 1.257 hectares por hora e temos nesta fase uma área de interesse do teatro de operações na casa dos 6.700 hectares", afirmou.

Em declarações à RTP, o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que seja possível aproveitar uma melhoria das condições meteorológicas, na madrugada de segunda para terça-feira.

"Neste momento, a noite, que nos traz uma carga de humidade bastante elevada, pode ajudar. Esta é , provavelmente, uma das últimas janelas de oportunidade para conter este incêndio. De outra forma, poderemos ter mais uns dias de incêndio se não o conseguirmos conter esta noite", afirmou o autarca.

[notícia atualizada às 23h54 - com declarações do autarca de Odemira]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+