Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paredes

Incêndio de Lordelo dominado e A42 reaberta ao trânsito

07 ago, 2023 - 18:44 • Lusa

Autoestrada tinha sido cortada por volta das 13h, mas foi aberta quatro horas depois. No local estão ainda mais de 80 operacionais e 30 meios terrestres.

A+ / A-

O incêndio que se reativou na tarde desta segunda-feira em Lordelo, no concelho de Paredes, já foi dominado, e a autoestrada A42 já reabriu ao trânsito, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

"A A42 já foi reaberta e o incêndio está dominado", disse esta segunda-feira fonte do comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP) à Lusa, cerca das 18h15.

Segundo a mesma fonte, a abertura da A42 deu-se pelas 17h16, após ter sido cortada às 12h56, pouco depois de uma "reativação com grande intensidade" do incêndio que começou no domingo. De acordo com a página da Proteção Civil na internet, pelas 18h23 o incêndio em zona de mato estava classificado como estando "em resolução", contando no local com 82 operacionais e 33 meios terrestres.

Porém, perto do local do incêndio, onde chegaram a estar 111 operacionais, 39 meios terrestres e dois meios aéreos, a Proteção Civil registava, à mesma hora, outra ocorrência que mobiliza 21 operacionais, três meios terrestres e um meio aéreo.

Segundo fonte da Proteção Civil da AMP, trata-se de um deslocamento de meios normal no âmbito do combate ao fogo.

Ao final da tarde de domingo, fonte do comando sub-regional tinha adiantado, pelas 19h50, que o combate às chamas estava em fase de conclusão, mas verificou-se uma reativação.

O alerta para o primeiro incêndio tinha sido dado às 14h40 de domingo, e as chamas já tinham obrigado ao corte da autoestrada A42 nos dois sentidos, próximo do nó de Seroa, em Paços de Ferreira, durante cerca de meia hora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+