Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Odemira. Autarca preocupado com intensidade do fogo que coloca casas em risco

07 ago, 2023 - 00:46 • Lusa

"As coisas estão complicadas", admite o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, diz que o incêndio que lavra desde a tarde de sábado naquele concelho do distrito de Beja continua a arder com "bastante intensidade", afirmando que "há casas em risco".

"As coisas estão complicadas", disse à agência Lusa o autarca, afirmando que a sua maior preocupação, neste momento, é "a intensidade com que o fogo ainda arde a esta hora da noite".

O autarca referiu que "os meios terrestres estão posicionados e a fazer o combate às chamas", mas mostrou-se preocupado com a extensão da frente, que "é muito grande", e com a existência de um conjunto maior de casas nesta zona, que cria mais dificuldades aos bombeiros.

"Nesta zona existem sempre casas em risco, no entanto os bombeiros estão a dar um bom combate e uma boa proteção às casas", afirmou.

Hélder Guerreiro referiu ainda que o incêndio já obrigou a evacuar quatro locais no concelho de Odemira (Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande) e mais uma unidade de Turismo Rural, num total de mais de 100 pessoas retiradas.

O autarca admitiu que "não vai ser uma noite calma" e lamentou a falta de meios.

"Talvez fossem necessários mais meios no terreno, mas para já é o que há", afirmou, adiantando que "tudo aponta para que (segunda-feira) seja um dia também duro".

O incêndio que deflagrou cerca das 14h49 de sábado, em São Teotónio, Odemira, estava a ser combatido pelas 00:00 por 502 operacionais apoiados por 179 viaturas, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Em nota publicada na página oficial da autarquia na rede social Facebook, a Câmara de Odemira revelou que o presidente, Hélder Guerreiro, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos às 14h30 de domingo.

A mesma fonte acrescentou que a Estrada Municipal 501, no acesso Relva Grande, e o Caminho Municipal 1186, entre as localidades de São Miguel e Vale dos Alhos, "estão condicionados" devido ao incêndio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+