Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Muitos milhões de euros", autarca de Odemira vai pedir apoios "rápidos e objetivos" ao Governo

11 ago, 2023 - 00:15 • Ana Catarina André , Tomás Anjinho Chagas

Na véspera do dia em que a ministra da agricultura vai a Odemira às zonas afetadas pelo maior incêndio do ano (até agora), presidente da Câmara garante que os produtores não podem esperar muito tempo pelos apoios.

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal de Odemira acredita que o incêndio que lavrou no concelho durante vários dias provocou danos que chegaram a "muitos milhões de euros".

Em declarações à Renascença, Hélder Guerreiro explica que ainda não terminou a contabilização dos estragos, mas é taxativo quando à ordem de grandeza: "Estamos a falar claramente de muitos milhões de euros de prejuízos neste território, sobre isso não há a mais pequena dúvida", garante.

O incêndio em Odemira, que deflagrou no passado sábado e só entrou em resolução na quarta-feira, consumiu mais de 8400 hectares. Estiveram no terreno mais de mil operacionais.

O autarca espera agora que as medidas de apoio aos agricultores afetados cheguem de forma “objetiva e rápida”.

“Não é possível que estes agricultores possam sobreviver sem um apoio nos próximos tempos para puderem comprar alimento para os seus animais, porque é isso que vão ter que fazer. Não têm forma de produzir alimentos no curto prazo”, referiu Hélder Guerreiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+