12 ago, 2023 - 16:24 • Lusa
A Policia Marítima intercetou, na sequência de um alerta, dois caiaques com dois migrantes cada, que apresentavam sinais de desidratação e fadiga, no Mar Mediterrâneo.
"Os elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da operação "Themis", da Agência Frontex, intercetaram ao final da tarde de ontem [sexta-feira], 11 de agosto, dois caiaques com dois migrantes cada, a quatro milhas náuticas (aproximadamente sete quilómetros) da ilha de Pantelleria", informou este sábado a Autoridade Marítima Nacional.
A polícia dirigiu-se ao local, na sequência de um alerta recebido pela Local Coordinator Centre (Guarda di Finanza), encontrando quatro migrantes com sinais de desidratação e fadiga. Apenas três tinham colete salva-vidas.
Os migrantes foram resgatados e transportados para o porto de Pantelleria, "onde aguardavam as autoridades italianas".
Desde 14 de junho, a Polícia Marítima está integrada na operação conjunta Themis, tendo por missão vigiar as fronteiras marítimas italianas e externa da União Europeia.
A polícia marítima já realizou mais de 500 missões desde 2017, quando iniciou a sua participação na operação.
Na sexta-feira, a Autoridade Marítima Nacional anunciou que a Polícia Marítima tinha intercetado uma embarcação com 11 migrantes no mar Mediterrâneo, que também apresentavam sinais de desidratação e cansaço e não usavam coletes de salvação.