Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Previsão do tempo

Greve do IPMA coloca em causa observação meteorológica nos aeroportos

15 ago, 2023 - 12:34 • Filipa Ribeiro

Federação nacional dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas fala numa adesão entre 95% e 97%. Previsões meteorológicas podem falhar, assim como a observação nos aeroportos. Falta de pagamento dos feriados e de recursos humanos são os principais motivos para a greve.

A+ / A-

A greve no Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a registar uma adesão entre os 95% e os 97%. Os números são avançados à Renascença pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas. A paralisação começou a ter impacto no turno das 20h00 desta segunda-feira e deverá ter impacto na falta de previsões meteorológicas e na observação que é feita nos aeroportos.

À Renascença, a dirigente do sindicato, Elisabete Gonçalves diz que "em termos práticos o trabalhado destes trabalhadores é pouco visível na opinião publica, mas as previsões meteorológicas podem vir a ser afetadas e que o que está a ser mais afetado é a observação para a aviação civil, a informação foi dada mas não está a ser observada, nem escrutinada pelos observadores".

A falta de pagamento de feriados desde janeiro de 2023, e de recursos humanos são os principais motivos para esta greve. Elisabete Gonçalves indica que "Há alguns anos os turnos tinham 2, 3 pessoas, atualmente há turnos onde uma pessoa trabalha sozinha". Os trabalhadores esperam uma resposta do Governo para decidir se continuam ou não as paralisações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+