16 ago, 2023 - 07:11 • Olímpia Mairos , com Lusa
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural vinte e quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Viseu.
Estão nesta situação os concelhos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro), Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Constância, Tomar, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Fundão, Covilhã (Castelo Branco), Gavião, Nisa (Portalegre) e Tabuaço (Viseu).
Em perigo muito elevado de incêndio rural estão mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança
Já em perigo elevado de incêndio encontram-se vários concelhos de todos os distritos do continente.
O perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo, devido às condições meteorológicas.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Sagres) e os 35 (em Castelo Branco).
Por causa do calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa sul da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo sob aviso amarelo.
Segundo o comunicado do IPMA, os avisos vão vigorar até às 23h00 (meia-noite em Lisboa).
O instituto prevê que hoje as temperaturas irão variar entre mínimas de 22º Celsius e máximas de 28º Celsius na Madeira no Porto Santo.
O IPMA não divulgou mais informações sobre as previsões meteorológicas, uma vez que os trabalhadores em regime de trabalho por turnos estiveram em greve na terça-feira, exigindo o pagamento de trabalho em dias feriados, em falta desde janeiro.