Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Temperaturas vão subir e podem chegar aos 44ºC no Alentejo e Vale do Tejo

19 ago, 2023 - 21:08 • Lusa

Entre os dias 21 e 24, as temperaturas irão estar próximas dos 40°C na região Sul e interior Norte e Centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo.

A+ / A-

As temperaturas em Portugal continental vão subir a partir de domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta para "novo episódio de tempo quente" que poderá atingir pontualmente os 44ºC.

Segundo o IPMA, "prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos próximos dias, com valores que entre os dias 21 e 24 irão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior Norte e Centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo".

Já no litoral Norte e Centro, a temperatura máxima será mais baixa, com valores entre os 30 e 35°C, "sendo inferiores na faixa costeira".

Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, "com valores superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior".

O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, "atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27".

Devido à situação meteorológica, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de tempo quente, que estão disponíveis na sua página "online" e vão sendo atualizados.

Devido ao tempo quente, Bragança estará no domingo sob aviso amarelo que depois passará a laranja entre os dias 21 e 22.

Também Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal e Santarém estarão no domingo sob aviso amarelo mas vão passar para laranja ao longo da semana.

No Alentejo, Évora, Beja e Portalegre são algumas das regiões que também terão um padrão semelhante. .

Já Faro estará com aviso laranja no domingo enquanto Lisboa estará com aviso amarelo até dia 22, dia em que passa para laranja.

O IPMA explica que a subida de temperatura está relacionada com "uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+