Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mau tempo provoca 56 ocorrências na ilha açoriana de São Miguel

21 ago, 2023 - 12:28 • Lusa

Segundo a proteção civil, "não há danos pessoais a registar, até ao momento", sendo que nos diferentes locais têm estado os bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada e a Polícia de Segurança Pública, sob a coordenação do SRPCBA.

A+ / A-

Cinquenta e seis ocorrências, como inundações, foram registadas entre a noite de domingo e esta segunda-feira nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, na sequência de chuvas fortes. Pelo menos duas famílias tiveram que ser realojadas.

De acordo com o comunicado enviado à comunicação social pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), foram registadas 45 ocorrências nas freguesias das Capelas, Fenais da Luz, Ginetes, Mosteiros, Remédios, Santo António, São Vicente Ferreira e Sete Cidades, no município de Ponta Delgada, a par de 11 no concelho da Ribeira Grande.

"As situações reportadas estão relacionadas com inundações em habitações, inundações de vias, obstrução de vias com detritos, transbordo de ribeiras e danos em viaturas. Na freguesia dos Ginetes, uma família foi realojada em casa de familiares, na sequência da sua habitação ter ficado danificada", informa o SRPCBA.

Segundo a mesma fonte, "não há danos pessoais a registar, até ao momento", sendo que nos diferentes locais têm estado os bombeiros, a Direção Regional das Obras Públicas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada e a Polícia de Segurança Pública, sob a coordenação do SRPCBA.

Em declarações à Renascença, o Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, José Nuno Moniz, acrescentou que na freguesia do Pico da Pedra foi necessário realojar outra família, na sequência das chuvas que se intensificaram a partir das 2h00 horas de segunda-feira, e que fizeram com que a água entrasse na residência.

O agravamento do estado do tempo ocorreu devido à passagem de uma ondulação frontal pelo arquipélago dos Açores.

A previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, motivou a emissão, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de um aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para o grupo Oriental (a que pertence a ilha de São Miguel) durante a noite passada.

[notícia atualizada às 17h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+