23 ago, 2023 - 07:10 • Olímpia Mairos , com Lusa
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quarta-feira em perigo máximo de incêndio rural mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.
Em perigo muito elevado estão mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Portalegre.
Vários concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja encontram-se em perigo elevado de incêndio.
Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até domingo.
Para esta quarta-feira, o IPMA prevê tempo quente com céu geralmente limpo, temporariamente nublado na faixa costeira ocidental e durante a tarde no interior Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros dispersos e trovoada, e vento sueste no Algarve.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 18 graus Celsius (em Sines) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 30 (em Viana do Castelo) e os 42 (em Évora).
Por causa do tempo quente com temperaturas máximas que podem ultrapassar os 40 graus, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém sob aviso vermelho até às 21h00 desta quarta-feira, passando depois a amarelo até às 21h00 de quinta-feira.
Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto.