Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

CAP sobre compensação pela seca: "Dá para alimentar uma vaca durante 11 dias"

25 ago, 2023 - 12:00 • Redação

Confederação de Agricultores diz que apoios são lentos e insuficientes.

A+ / A-

O secretário-geral da Confederação de Agricultores Portugueses (CAP), Luís Mira, diz que "a compensação que é dada para a seca em Portugal permite alimentar uma vaca durante 11 dias".

O responsável lamenta deste modo o que considera ser a inércia do governo no apoio aos agricultores para mitigar os efeitos da seca que, em abril deste ano, já se sentia em quase 80% do território nacional.

Mira, também engenheiro zootécnico, acusa o governo de levar mais dois meses que Espanha a pedir ajuda à União Europeia.

"Nós avisamos, mas todo o processo administrativo foi lento por parte do ministério da agricultura. Os espanhóis já têm esta ajuda processada há cerca de dois meses e nós só deveremos receber até ao fim do ano", atira.

O dirigente da CAP alerta ainda que "a pecuária extensiva está a passar um momento terrível que não há memória" e acrescenta que "muitas pessoas tiveram de vender parte dos efetivos porque não tinham dinheiro para comprar alimento para lhes dar".

A CAP vai participar, esta sexta-feira, numa reunião da comissão permanente da seca - coordenada pelo ministério da agricultura -, em que manifestará desagrado pela solução apresentada pelo governo.

Na última reunião, a 7 de julho, a ministra da agricultura Maria do Céu Antunes, anunciou um apoio de 35 milhões de euros, onze dos quais com financiamento da União Europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+