Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ASAE apreende quatro obras de Cruzeiro Seixas e Malangatana falsificadas

29 ago, 2023 - 13:01 • Lusa

Em comunicado, ASAE adianta que valor total das obras de arte apreendidas ascende a 17 mil euros.

A+ / A-

Quatro obras de arte atribuídas aos artistas plásticos Cruzeiro Seixas (1920-2020) e Malangatana (1936-2011) foram apreendidas pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), por "fortes suspeitas de se tratar de obras de arte falsificadas", foi anunciado esta terça-feira.

O valor estimado da totalidade das obras de arte apreendidas ascende a 17 mil euros, “atendendo aos respetivos valores de venda e de licitação”, segundo um comunicado divulgado pela ASAE sobre a apreensão, realizada como medida cautelar.

Como resultado das ações de investigação nos últimos meses, foram ainda instaurados dois processos-crime - a uma galeria de arte e a uma leiloeira -, adiantou a ASAE, cujo trabalho foi desenvolvido através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal.

As diversas investigações em causa têm sido dirigidas à comercialização de obras de arte, designadamente ao combate ao crime de usurpação de direitos de autor, aproveitamento de obra contrafeita, burla e falsificação de documentos, acrescenta.

A ASAE "continuará a acompanhar o fenómeno da falsificação de obras de arte, promovendo a proteção dos direitos de autor, e garantindo a proteção dos consumidores nas transações deste tipo de obras", indicou ainda aquela força policial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+